O excesso de pele nas pálpebras e também abaixo dos olhos incomoda muitas pessoas, que acabam recorrendo à blefaroplastia, ou como é mais conhecida, a cirurgia de pálpebras. Como o excesso de pele ao redor dos olhos acaba deixando a pessoa com um olhar cansado e envelhecido, o resultado desejado por quem faz a cirurgia de pálpebras é levantar o olhar, deixando-o mais jovem e menos abatido. Mas o que esperar do resultado final da blefaroplastia?
Quem pode fazer a cirurgia de pálpebras?
Pessoas que sofrem com olheiras, que tem bolsas de gordura abaixo dos olhos, que não possuem côncavo marcado nas pálpebras, pessoas de origem oriental que desejam mudar o olhar, e ainda as pessoas que desejam simplesmente levantar a expressão do rosto: todas elas podem fazer a blefaroplastia. Embora cada uma busque um resultado diferente, de modo geral, o resultado da blefaroplastia sempre será um olhar mais jovial e descansado.
Como é a recuperação de uma blefaroplastia?
O pós-operatório da cirurgia de pálpebras é em geral tranquilo e rápido, assim como é a cirurgia. Alguns cuidados devem ser cuidadosamente observados:
- Nos primeiros dois dias, o paciente deve manter repouso;
- Exercícios físicos não devem ser praticados no primeiro mês;
- O paciente deve usar compressas para reduzir hematomas e inchaços, que são normais e esperados, e que desaparecem em cerca de 1 semana;
- A sensação de desconforto e queimação nos olhos pode ser aliviada com o uso de colírios apropriados;
- Com a volta das atividades normais, é importante proteger a região dos olhos da ação dos raios solares, usando protetor solar na região e óculos de sol.
O que esperar dos resultados da blefaroplastia?
Os resultados finais levam em torno de 2 meses para aparecer. Com a região totalmente desinchada, será possível ver as vantagens de um olhar sem o peso das bolsas e sem sinais de cansaço ou de envelhecimento. As vantagens vão além da estética e normalmente se refletem na autoestima dos pacientes. A cicatriz fica escondida nas dobras da pálpebra e costumam ser quase imperceptíveis.
É importante também pensar no que a blefaroplastia NÃO FAZ:
- Cirurgia de pálpebras não remove pés de galinhas;
- Também não remove rugas profundas ao redor dos olhos;
- Não resolve casos de manchas escuras ao redor dos olhos;
- E a blefaroplastia também não trata de sobrancelhas caídas.
A boa notícia é que você pode aliar a blefaroplastia com outras cirurgias na área dos olhos e ter um resultado ainda mais completo e satisfatório. Para isso, é preciso contar com um profissional capacitado.
A importância de um bom cirurgião plástico para os resultados da blefaroplastia:
Escolher um médico capacitado e especialista para fazer a sua blefaroplastia é o primeiro passo na garantia de resultados satisfatórios. A importância de um bom profissional fica mais evidente na realização de cirurgia de pálpebras por essa ser uma região extremamente delicada e ainda por cima, primordial na harmonia do rosto.
Um cirurgião inexperiente pode cometer erros que comprometerão os resultados da sua blefaroplastia, como:
- Retirar pele demais, o que pode dificultar o fechamento dos olhos;
- Retirar pouca pele, fazendo com que os resultados não sejam como o esperado;
- Causar um afundamento da pálpebra inferior, deixando o paciente com o aspecto de olheiras profundas;
- Não retirar totalmente as bolsas de gordura abaixo dos olhos, deixando o paciente descontente com os resultados finais.
Fica claro que, apesar de ser um procedimento simples, a blefaroplastia deve ser feita com muito cuidado, pois pequenos erros farão toda a diferença no resultado final. Para garantir o melhor resultado na sua cirurgia de pálpebras, conte com o Dr. Ricardo J. Ribeiro, otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial.