Poucas pessoas sabem que existem duas maneiras de fazer cirurgia plástica no nariz: a rinoplastia redutora e a rinoplastia estruturada. Embora as duas técnicas sejam eficientes, a rinoplastia estruturada é a técnica mais moderna e que traz mais vantagens ao paciente. Entenda o que é rinoplastia estruturada e quais as suas vantagens a seguir:
O que é rinoplastia estruturada?
A rinoplastia estruturada é uma técnica que busca garantir o melhor resultado com o mínimo de chances de deformações no nariz algum tempo depois da cirurgia. Esse tipo de rinoplastia consegue garantir resultados melhores e mais duradouros porque utiliza enxertos de cartilagem do próprio paciente (que podem ser retirados do septo, costela ou orelha), o que permite um maior fortalecimento da região. Assim como na rinoplastia redutora, o nariz pode ser diminuído e remodelado.
A rinoplastia estruturada é a solução quando o paciente já realizou uma rinoplastia redutora, porém, sofreu deformações da estrutura nasal. A rinoplastia redutora é aquela que remodela as estruturas do nariz a partir da retirada de parte do osso e também de cartilagem. Esse tipo de cirurgia pode ser feita para atender tanto a questões estéticas quanto de funções respiratórias e costuma ser suficiente para a maioria dos pacientes. Contudo, em alguns casos, o tempo pode trazer deformações e enfraquecimento da região. Essas deformações costumam ocorrer pelos seguintes motivos:
- ação de forças naturais de cicatrização do corpo, como fibroses, que se contraem e geram distorções no nariz.
- redução das vias aéreas pelo colapso das cartilagens, que causa dificuldades na respiração.
- pressão das estruturas originais para voltar ao seu formato anterior.
- redução da resistência das cartilagens, provocando flacidez da pele na região.
Todos esses defeitos da primeira operação podem ser corrigidos com uma segunda cirurgia, dessa vez utilizando a técnica da rinoplastia estruturada.
Principais vantagens da rinoplastia estruturada:
A técnica da rinoplastia estruturada é vista por algumas pessoas como mais invasiva, porém, são diversos os benefícios que ela traz, especialmente se considerarmos o longo prazo. Através dela, o cirurgião consegue manipular mais facilmente as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz, podendo modelá-las de forma mais simétrica.
A rinoplastia estruturada também é mais indicada quando o caso pede por procedimentos de correção de desvio de septo, além de ajudar em casos de hipertrofia dos cornetos. Por fim, esse tipo de procedimento fortalece as estruturas nasais porque utiliza enxertos e pontos de fixação. Outras vantagens são:
- Apresentar um resultado mais definitivo e consistente por permitir ao cirurgião plástico esculpir e reforçar as estruturas nasais através de enxertos;
- A rinoplastia estruturada é mais eficiente ao apresentar menores riscos de distorções nasais depois da cicatrização, evitando problemas estéticos e funcionais a longo prazo;
- Permitir aumentar certas partes do nariz quando necessário, através da técnica de cartilagem esculpida;
- Aumentar as chances de sucesso no procedimento como um todo, pois permite ao cirurgião uma melhor visão dando uma previsão mais acertada de resultados futuros.
Por tudo isso, optar pela rinoplastia estruturada é apostar em uma técnica mais moderna e mais segura de cirurgia da região nasal, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Essa técnica funciona para casos em que o procedimento será realizado pela primeira vez, assim como casos de segunda cirurgia ou cirurgia corretiva.
Vale reforçar que o sucesso do procedimento depende também da capacidade do seu cirurgião plástico. Por isso, conte com a experiência e a confiança de um otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial, como o Dr. Ricardo Jaime Ribeiro.