Otoplastia
A Otoplastia é um procedimento para mudar a forma, a posição e o tamanho das orelhas. De forma geral, a Otoplastia corrige três possíveis imperfeições:
- Orelhas salientes (também conhecidas popularmente como “orelhas de abano”);
- Orelhas muito grandes (que podem ser causadas pela macrotia, um tipo de deformidade que causa um aumento desproporcional das dimensões das orelhas);
- Insatisfação do paciente com o resultado de algum cirurgia feita anteriormente na região.
O procedimento pode ser realizado em pacientes de qualquer idade depois que as orelhas já estejam completamente desenvolvidas – geralmente, depois dos 5 anos.
Antes de tudo, é preciso que o paciente e o cirurgião plástico decidam qual é o melhor tipo de anestesia para a cirurgia. Nesse caso, existem dois tipos: anestesia local e sedação ou anestesia geral.
Depois de analisar o formato da orelha do paciente e como deve ficar o resultado, o médico responsável escolherá a técnica a ser utilizada, seja para criar a borda da orelha ou para diminuir o tamanho da cartilagem. Depois disso, são feitas pequenas suturas para garantir o resultado e evitar deformações na região.
Como se preparar para a Otoplastia
- Reveja seu histórico médico. Esteja preparado para responder perguntas sobre as condições médicas.
- Faça o exame físico. Análise e exame das orelhas, incluindo posição, tamanho, forma e simetria.
- Discuta suas expectativas. Explique por que você quer a Otoplastia e o que você está esperando para sua aparência após a cirurgia.
Anestesia da Otoplastia
A cirurgia de Otoplastia é realizada com anestesia local e sedação endovenosa. Os exames pré-operatórios, assim como a consulta pré-anestésica com o médico anestesista, são essenciais para a realização de um procedimento seguro, minimizando os riscos cirúrgicos.
Como é o pós-operatório da Otoplastia?
Logo após a cirurgia, o paciente ficará com um tipo de faixa ao redor das orelhas, para garantir que aquela região não sofra nenhum trauma. Depois, o paciente terá que ficar com uma bandana para proteger a região durante a recuperação.
Os pontos só serão retirados por volta de 14 dias após a operação, porém a boa notícia é que, por ser feita na parte de trás da orelha, dificilmente o paciente terá as cicatrizes do procedimento.
Resultados da Otoplastia
O resultado final da cirurgia depende da recuperação total do edema (inchaço) e da completa cicatrização. Após a fase inicial de 60 dias, pode ser observado grande melhora do edema e um formato próximo ao resultado final.
Além da técnica cirúrgica, da qualidade da pele, dos tecidos e da cicatrização de cada paciente, as orientações pós-operatórias são essenciais para obtenção do melhor resultado.
As modificações nos hábitos de vida como dieta, exercícios físicos regulares, a manutenção do peso e eliminação de vícios como o tabagismo também têm grande influência no resultado a médio prazo.