A rinoplastia remodela o nariz com o intuito de corrigir alguma imperfeição ou algo que incomode o paciente. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelos brasileiros, já que o nariz é uma das partes do corpo que mais causam impacto na aparência do rosto.
Não é uma cirurgia complicada, uma vez que o paciente pode ir para casa no mesmo dia que realizou o procedimento. Porém, é necessário escolher um cirurgião de face de confiança, uma clínica adequada e ter certeza do resultado desejado.
Se interessou? Então confira neste artigo para quem é indicada a rinoplastia, como ela é feita e os cuidados no pós-operatório!
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é um procedimento realizado na maioria das vezes com o objetivo estético. No entanto, existem casos de importante caráter funcional no sistema respiratório, como o desvio de septo e a hipertrofia das conchas nasais.
Sentimos melhora ao respirar depois da rinoplastia?
Existem algumas técnicas para a realização da cirurgia, as quais são escolhidas de acordo com a necessidade do paciente e preferência do cirurgião plástico. São elas:
- Técnica aberta: utilizada pela maioria dos médicos, permite visualização direta dos componentes do nariz, como: ossos, cartilagens e partes moles.
- Técnica fechada: um pequeno corte é realizado somente na parte interna das narinas.
Entenda o que é rinoplastia estruturada e quais as suas vantagens aqui
Recuperação e pós-operatório da rinoplastia
A recuperação da rinoplastia costuma ser tranquila e rápida. É necessário usar curativo por cerca de uma semana, assim como medicações por via oral e nasal.
Nos primeiros dias é comum que ocorra inchaço e dificuldade para respirar pelo nariz, mas costuma melhorar com o uso correto da medicação prescrita pelo cirurgião. O paciente poderá retornar às suas atividades habituais no período entre 7 e 14 dias.
Antes e depois da rinoplastia
Existem várias modificações possíveis e resultados que podem ser esperados com a realização da rinoplastia, como:
- Modificação das narinas (como a redução da abertura das narinas) e da asa nasal;
- Redução da giba do dorso nasal;
- Redução do tamanho;
- Redução da largura (popularmente chamados de “nariz de batata”);
- Aumento e estruturação do nariz, que pode ser feito através de enxertos de cartilagem da orelha e/ou da costela;
- Modificação da ponta nasal (pontas com formato de bolinha ou quadradas que são afinadas).
Para garantir o sucesso da sua rinoplastia conte com a experiência do Dr. Ricardo J. Ribeiro, que é otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial. Agende já sua consulta pelo número (41) 3342-4997.