Recomendações para o pós-operatório da rinoplastia

13/05/2019 Cirurgia

A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo inteiro. O mais recente estudo feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) demonstra um aumento de 5% no total de procedimentos cirúrgicos no Brasil. Não é à toa que a rinoplastia ocupa o quarto lugar entre as 10 cirurgias plásticas mais populares no país.

Rinoplastia: a cirurgia facial que traz harmonia e autoestima

No entanto, muitas pessoas ainda hesitam quando pensam em fazer a rinoplastia por medo do pós-operatório. Nesse artigo você vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse procedimento e descobrir quais são as recomendações para o pós-operatório da rinoplastia.

Qual é o momento ideal para fazer a rinoplastia?

A plástica no nariz é bastante procurada porque essa é a região que mais tem destaque no rosto. Além de ser um alvo frequente de insatisfações estéticas, também pode afetar a saúde psicológica e trazer limitações sociais e baixa autoestima.

As considerações e expectativas do paciente precisam ser analisadas com calma pelo cirurgião. As consultas antes da realização do procedimento servem para analisar as necessidades e as possibilidades reais de cada caso, com o objetivo de planejar quais modificações podem e devem ser feitas.

A procura pela rinoplastia por adolescentes é muito grande. Porém, o procedimento deve ser feito somente a partir dos 16 anos, quando acredita-se que o período de crescimento e desenvolvimento dos ossos e cartilagens desses pacientes tenha encerrado.

Além disso, a escolha dessa idade tem relação com o desenvolvimento emocional e psicológico do adolescente para poder aceitar melhor as alterações observadas na sua face depois da realização da rinoplastia.

Como a rinoplastia é feita?

Em geral a rinoplastia dura entre 2 e 3 horas. É realizada com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Existem duas técnicas para a realização da cirurgia, as quais são escolhidas de acordo com a preferência do cirurgião plástico e com as necessidades específicas de cada paciente.

A técnica aberta é utilizada pela maioria dos médicos e permite melhor visualização dos componentes do nariz. Já para a realização da técnica fechada é feito um pequeno corte somente na parte interna das narinas.

Modificações estéticas e funcionais da rinoplastia

Veja abaixo uma lista de modificações e possíveis resultados que a rinoplastia é capaz de proporcionar:

  • Modificação da ponta nasal;
  • Capaz de combinar o tratamento de problemas funcionais com a correção de defeitos estéticos;
  • Redução da giba do dorso nasal;
  • Redução da largura (narizes popularmente conhecidos como “nariz de batata”);
  • Redução do tamanho;
  • Aumento e estruturação do nariz realizados a partir de enxertos de cartilagem.

E como é o pós-operatório da rinoplastia?

O nariz é uma região delicada e que certamente exige cuidados mais específicos para uma recuperação completa. O mais importante nas primeiras semanas é o repouso absoluto, manter a cabeça elevada e optar por alimentos frios e pastosos, para facilitar a mastigação. Além disso, é importante seguir à risca algumas recomendações do cirurgião para que o pós-operatório da rinoplastia seja um sucesso:

  • É necessário evitar exposição direta aos raios solares por pelo menos duas semanas;
  • O paciente poderá retornar às atividades habituais em média de 7 a 14 dias após a realização do procedimento;
  • Não é recomendado dirigir nas primeiras semanas de pós-operatório;
  • Nos primeiros dias o ideal é dormir de barriga para cima;
  • Beber muita água e optar por alimentos frescos e leves como sopas, sucos e caldos;
  • No primeiro mês, evitar atividades físicas, principalmente para exercícios aeróbicos;
  • É comum haver dificuldade na respiração devido ao inchaço, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião.

Resultados insatisfatórios

Apesar de a rinoplastia ser capaz de corrigir problemas estéticos e funcionais, é possível que o procedimento não tenha um resultado satisfatório, como nos casos a seguir:

  • Quando não é feito o diagnóstico prévio de problemas respiratórios;
  • Má execução da técnica da cirurgia;
  • Resposta inesperada do paciente no pós-operatório, como produção em excesso de fibrose;
  • Pacientes com características anatômicas não favoráveis.

A boa notícia é que existe uma solução para quando o paciente já realizou a rinoplastia, porém, sofreu deformações na estrutura nasal. Esse tipo de cirurgia é chamada de rinoplastia estruturada e pode ser feita para atender tanto a questões estéticas quanto disfunções respiratórias.

A rinoplastia estruturada é uma técnica que busca garantir o melhor resultado com o mínimo de chances de deformações no nariz algum tempo depois da cirurgia. Esse tipo de rinoplastia consegue garantir resultados melhores e mais duradouros porque utiliza enxertos de cartilagem do próprio paciente (que podem ser retirados do septo, costela ou orelha), o que permite um maior fortalecimento da região.

Entenda melhor o que é rinoplastia estruturada aqui!

Vale reforçar que o sucesso do procedimento depende também da capacidade do seu cirurgião plástico. Por isso, conte com a experiência e a confiança de um otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial, como o Dr. Ricardo Jaime Ribeiro.

 

Desenvolvido por Apex