A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir características físicas do nariz, sendo elas funcionais, reparadoras ou simplesmente estéticas.
O procedimento de rinoplastia funcional é indicado para pessoas que tenham obstrução nasal (em geral causadas por desvios de septo e aumento das conchas nasais) e doenças inflamatórias como a sinusite.
Já a cirurgia de rinoplastia reparadora é indicada para as fraturas nasais, os tumores de pele e as deformidades congênitas. Tem como objetivo restaurar a harmonia, naturalidade e função do nariz.
A rinoplastia estética consiste em mudar o formato da parte externa nasal, esculpindo e moldando as estruturas ósseas e cartilaginosas com objetivo de atingir maior simetria e equilíbrio na composição facial.
Processo cirúrgico
A cirurgia de rinoplastia é realizada por cerca de três horas e pode ser feita com anestesia geral ou com sedação, para garantir a segurança do paciente.
Além disso, o procedimento é dividido em etapas, sendo a primeira delas uma pequena incisão na columela – uma coluna de pele localizada entre as narinas – possibilitando o desencape da pele de todo o esqueleto, ossos e cartilagem que estão embaixo do nariz.
Após esse processo, é realizada a redução dos ossos e das cartilagens, começando a fase de estruturação – quando o cirurgião amarra as cartilagens umas às outras com pontos de fixação, inserindo enxertos de cartilagem para fortalecer a estrutura do esqueleto remanescente.
Qual a diferença entre rinoplastia fechada e aberta?
A rinoplastia fechada é uma técnica que consiste em realizar a cirurgia através de um túnel formado até a região do nariz a ser alterada, sem praticamente nenhum campo de visão. Uma das vantagens da rinoplastia fechada é que as incisões são feitas todas na parte interna do nariz, não resultando em nenhuma cicatriz visível. Devido à característica restrita dessa cirurgia, ela é realizada apenas por médicos experientes como o dr. Ricardo J. Ribeiro, que trabalha tanto com a rinoplastia fechada como a aberta.
Já a rinoplastia aberta consiste na prática de uma incisão na columela para que se possa deslocar toda a tampa do nariz, abrindo o campo de visão para a cirurgia e possibilitando maior precisão com os elementos a serem corrigidos de forma quase milimétrica.
Pós-operatório da rinoplastia
Como toda e qualquer cirurgia plástica, a rinoplastia exige alguns cuidados com o pós-operatório, para que a recuperação seja eficaz, trazendo bons resultados. O paciente normalmente tem alta hospitalar após 6 a 12 horas da realização do procedimento. É necessário ficar de repouso por 7 dias, sem esforço físico, mantendo a cabeça elevada e optar por alimentos frios e de consistência pastosa nesses primeiros dias, visando facilitar a mastigação.
Os curativos e talas são muito importantes nesse processo de cicatrização, afinal eles sustentam a nova estrutura nasal até que o organismo esteja mais habituado com a nova anatomia do nariz. É preciso respeitar essas etapas da cicatrização da rinoplastia, pois possibilita alcançar resultados mais satisfatórios com a cirurgia.
Nos primeiros dias pós-rinoplastia, é comum que o rosto fique inchado e com hematomas, principalmente em casos em que é necessário fraturar o osso nasal. As equimoses (áreas de roxidão) começam a reduzir cerca de três dias após o procedimento.
Os edemas são naturais nesse procedimento, e é preciso ter um pouco de paciência na recuperação. A aplicação de compressas geladas pode ser um dos fatores que ajudam na cicatrização dos tecidos e o desaparecimento das manchas roxas. Em alguns casos, algumas sessões de drenagem linfática facial também podem ser recomendadas pelo cirurgião plástico para acelerar esse processo.
O tempo de cicatrização da rinoplastia pode variar de pessoa para pessoa e também em relação ao procedimento realizado.
A rinoplastia deixa cicatrizes?
O procedimento não deixa cicatrizes aparentes, sendo que nos casos de rinoplastia usando a técnica fechada as cicatrizes são apenas internas. Nos casos de técnica aberta há uma pequena cicatriz na região da columela, entre as narinas, que não se torna visível com os meses.
Quando a rinoplastia foi realizada para a correção das asas nasais, é possível observar duas pequenas cicatrizes na região, porém se tornam imperceptíveis com o passar dos anos.
Resultados da rinoplastia
Os resultados da rinoplastia começam a ser observados a partir do primeiro mês após a cirurgia. Vale ressaltar que o resultado final (aquele idealizados pelo paciente) só pode ser analisado de um a um ano e meio após a realização do procedimento, que é o tempo que a região leva para a completa cicatrização e acomodação dos tecidos.