Blefaroplastia é a cirurgia de pálpebras indicada para aquelas pessoas que sentem que o excesso de pele acima dos olhos e as bolsas de gordura abaixo deles estão deixando a sua aparência envelhecida e cansada. Mas a blefaroplastia também é uma cirurgia que pode mudar a expressão, aumentar a auto-estima e realizar o sonho de pessoas com olhos característicos orientais. Essa é a blefaroplastia oriental: saiba tudo sobre a cirurgia de pálpebras com características asiáticas abaixo.
O que é blefaroplastia oriental?
Os olhos de pessoas orientais possuem traços típicos específicos que podem deixá-los parecendo mais inchados e menores do que o desejado pelo paciente. Tais traços são:
- dobras (sulcos) nas pálpebras superiores ausentes
- presença de pele cobrindo o canto interno dos olhos
- pálpebras superiores com mais gordura
Embora não haja nenhum problema nestas características, elas podem incomodar algumas pessoas. Isso não precisa ser um problema, já que a blefaroplastia para olhos orientais é um procedimento simples e eficiente para construir um olhar mais atraente ao gosto do paciente. O efeito conquistado através desse procedimento é o de olhos com aparência maior e de pálpebras mais definidas.
É importante lembrar que um fator muito importante a ser considerado ao fazer uma blefaroplastia oriental é a preservação e o respeito às características étnicas do paciente, assim como suas particularidades anatômicas.
Como é feita a blefaroplastia para olhos orientais?
Em primeiro lugar, é preciso consultar um profissional especializado e capacitado para determinar qual a técnica mais adequada para a cirurgia e quais alterações serão feitas, respeitando os traços típicos assim como os desejos do paciente.
A cirurgia de pálpebras orientais dura de uma a duas horas e a anestesia aplicada pode ser local com sedação, ou geral. A incisão será feita na pálpebra superior onde deverá ficar, após o procedimento, a dobra ou sulco palpebral. Essa dobra é criada através da realização de pontos na pálpebra. Caso a cirurgia seja realizada por um profissional de confiança, a cicatriz será praticamente imperceptível. Após a cirurgia realizada, as incisões devem ser fechadas com pontos e ainda pomadas protetoras ou até mesmo bandagens esterilizadas, que permitem uma cicatrização ainda melhor.
Como é a recuperação de uma blefaroplastia oriental?
Durante a recuperação pode haver inchaço, hematomas e desconforto por alguns dias, que podem ser facilmente aliviados com analgésicos e também compressas frias. Os pontos podem ser removidos em até 10 dias após o procedimento e então o paciente pode voltar às suas atividades normais. Em torno de três meses, já não é mais possível enxergar uma cicatriz e no seu lugar estará uma linha de pálpebra, dando um novo olhar ao paciente oriental.
Quer ouvir o dr. Ricardo J. Ribeiro explicando sobre a ocidentalização de pálpebras?
Quais cuidados preciso ter no pós operatório?
Alguns cuidados são fundamentais para garantir uma recuperação sadia de uma cirurgia de pálpebras orientais:
- Aplicar compressas de água fria sobre a região para diminuir inchaços e hematomas.
- Seguir, até o segundo dia, as orientações do seu médico em relação à alimentação.
- Usar óculos escuros ao ficar sob exposição de luz e vento.
- Evitar pegar friagem, vento em excesso e sol direto na primeira semana.
- Evitar coçar os olhos!
- Usar um colírio específico. Não esqueça de pedir a indicação para o seu cirurgião.
Seguindo todos os passos corretamente, a recuperação deve acontecer sem problemas e os resultados serão visíveis no menor tempo possível.
Conte com um profissional de confiança para a sua blefaroplastia oriental:
Apesar de ser um procedimento simples, é importante contar com um cirurgião de confiança, com competência e experiência para garantir o melhor resultado na sua cirurgia de pálpebras oriental. Para isso, você pode contar com o Dr. Ricardo J. Ribeiro, otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial.