Para a maioria das pessoas, olheiras são apenas sinais de uma noite mal dormida, que se resolvem com descanso e, no máximo, um pouco de maquiagem. Já para outras, o problema pode ser mais grave: olheiras profundas, escurecidas e inchadas podem deixar a pessoa com um eterno aspecto de cansaço. Mesmo nos casos mais graves de olheiras, um problema que atinge homens e mulheres de qualquer idade, há tratamentos que corrigem e amenizam o problema. Venha descobrir como eliminar as olheiras, o que causa olheiras e mais: como prevenir e evitar olheiras!
Tipos de olheiras e suas causas:
Olheiras profundas podem ser causadas por uma combinação de fatores, que vão desde cansaço e estresse físico e emocional, até uma predisposição genética. Entenda melhor os tipos e quais são suas causas abaixo:
Olheiras amarronzadas: Esse tipo de olheira é causada pelo excesso de melanina no corpo e tem causa genética. A exposição ao sol piora o caso das olheiras amarronzadas.
Olheiras azuladas ou roxas: Também conhecidas como “olheiras vasculares”, são comuns em pessoas de pele muito clara ou que sofrem com rinite e sinusite. Ocorrem quando os vasinhos sanguíneos da região dos olhos ficam nítidos sob a pele e pioram depois de noites mal dormidas, que fazem com que os vasinhos inchem e fiquem ainda mais aparentes.
Olheiras profundas: Em alguns casos, a falta de gordura na região dos olhos provoca uma sombra abaixo dos olhos naturalmente. Em outros, essa perda de gordura vem com a idade.
Olheiras com bolsas abaixo dos olhos: Aqui, a perda de tônus muscular abaixo dos olhos cria uma bolsa aparente de gordura e inchaço que deixam a aparência envelhecida e cansada. Essa bolsa acaba causando o escurecimento do local, piorando ainda mais a sua aparência.
O fato é que existem muitas causas e tipos de olheiras e cada uma delas exige um tratamento específico. Veja quais são:
Tratamentos:
O tratamento certo será indicado pelo seu médico, que avaliará diversos fatores que dirão qual é a melhor opção para o seu caso.
Blefaroplastia: é uma cirurgia que remove o excesso de pele nas pálpebras inferiores e são ideais para o tratamento de olheiras que formam bolsas abaixo dos olhos, provocando um aspecto caído e de cansaço. Saiba tudo sobre a blefaroplastia aqui.
Preenchimento com ácido hialurônico: essa técnica é a mais recomendada para o caso de olheiras profundas, pois o ácido hialurônico preenche e uniformiza o espaço vazio abaixo dos olhos, melhorando a aparência do rosto. Como é uma substância natural, as chances de rejeição ao ácido hialurônico são praticamente nulas. Conheça esse e outros benefícios do ácido hialurônico.
Qualquer uma dessas opções precisará ser avaliada pelo seu médico com atenção.
Como prevenir e evitar:
- Tenha uma boa noite de sono: o descanso físico e mental não é um “luxo” e sim uma necessidade do nosso corpo.
- Beba água: o consumo de água ajuda a eliminar toxinas e hidrata o corpo, prevenindo o aparecimento de olheiras.
- Não se exponha ao sol sem proteção: use sempre filtro solar!
- Não esfregue a pele: o ato de esfregar os olhos é prejudicial, pois irrita a pele e provoca o aparecimento de olheiras. Evite ao máximo!
- Não fume: o tabagismo prejudica a oxigenação e a irrigação de sangue ao redor dos olhos, danificando os vasinhos da região.
Se mesmo seguindo todos esses passos, elas surgirem no seu rosto, procure um profissional de confiança e livre-se delas! Um rosto com aparência descansada e jovial traz inúmeras vantagens para a sua auto-estima.