Cirurgia de desvio de septo

04/10/2018 Cirurgia

O septo nasal é uma parede formada por cartilagem e que separa as cavidades nasais. Além disso, na sua parte mais profunda ele é formado também por tecido ósseo e revestido por mucosa.

Nosso nariz possui estruturas que preparam o ar para chegar até os pulmões, filtrando e umidificando o ar externo. O septo nasal auxilia nesse processo, dando suporte para todas as estruturas.

Na grande maioria das pessoas, o septo não é completamente reto. Essa imperfeição é chamada de desvio de septo, que pode ser simples ou acentuado, causando a obstrução das narinas.

A septoplastia é uma cirurgia para a correção do septo nasal, geralmente indicada logo ao final da adolescência, que é quando o crescimento nasal finaliza. Porém, em casos mais graves de obstrução, a cirurgia pode ser indicada ainda na fase infantil.

Entretanto, a indicação da septoplastia deve ocorrer somente em casos de obstrução acentuada nasal, pois nem todas as pessoas precisam da cirurgia para a correção. Principalmente aquelas em que o desvio é associado com rinite alérgica e outras doenças que causam a obstrução.

Como funciona a cirurgia de desvio de septo?

A septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, é recomendada pelo otorrinolaringologista quando o desvio é mais acentuado, comprometendo a respiração.

O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou local e consiste em um corte no nariz para a retirada do excesso de cartilagem presente no septo, ou na estrutura óssea, reposicionando a pele.

Para que a cirurgia tenha resultados ainda mais eficazes, o médico usa um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura do nariz, tornando a cirurgia o menos invasiva possível.

Septoplastia e rinoplastia

Muitas pessoas optam por fazer a cirurgia conjugada de rinoplastia e septoplastia. Vale ressaltar que nem todos estão aptos as duas cirurgias, é preciso fazer uma avaliação com o médico.

Quando existe a indicação dos dois procedimentos, o ideal é que sejam realizados numa mesma cirurgia. Os resultados do pós-operatório costumam ser muito melhores, tanto da parte estética quanto da parte respiratória.

A combinação das duas cirurgias também é chamada de rinosseptoplastia. Na maioria dos casos não existem cicatrizes visíveis depois do procedimento, isso porque os cortes são geralmente dentro do nariz. Em casos especiais, quando as estruturas nasais são tratadas, existem pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.

Resultados da septoplastia

O tempo de recuperação e os primeiros resultados visíveis da septoplastia, ocorrem depois de uma semana da realização do procedimento.

O ideal é que o paciente mantenha repouso nos primeiros dias e evitar esforço físico para  ajudar a melhorar o inchaço provocado pela cirurgia e também a cicatrização.

É recomendado também voltar ao médico após 7 dias para que seja feita a avaliação do nariz e do processo de cicatrização.

Desenvolvido por Apex