Como funciona o Lifting Facial

11/09/2018 Cirurgia

A ritidoplastia, conhecida como lifting facial, é um procedimento cirúrgico usado para se eliminar as rugas na face e pescoço.

O Lifting Facial é o procedimento responsável pelo rejuvenescimento da pele, eliminando rugas e marcas de expressões, tanto do rosto quanto do pescoço do paciente.

Essa técnica promove um levantamento do rosto, amenizando consideravelmente as rugas e sinais de envelhecimento.

Com o tempo, a pele vai perdendo gordura e ficando cada vez mais flácida, principalmente em áreas do corpo em que há mais incidência de raios solares, como rosto, pescoço, mãos e braços.

A palavra “lifting” vem do inglês, lift, que significa levantar, e passou a ser usada para determinar cirurgias em que os tecidos necessitam ser reacomodados aos seus lugares de origem, no caso do lifting facial isso é feito no rosto.

Existem 4 tipos de lifting facial.

Lifting temporal: consiste em levantar da região temporal, resultando num melhor posicionamento da sobrancelha, tornando o olhar mais jovial e descansado.

Lifting frontal: tratam-se as rugas da região da testa, causadas pela movimentação muscular da região. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica mais duradoura.

Lifting cervicofacial: recomendada para face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica. Nesse procedimento, os tecidos são devolvidos para sua posição original, tornando a silhueta mais jovial, já que durante o procedimento a flacidez e excesso de pele da face e pescoço serão eliminadas.

Lifting endoscópico: esse procedimento é realizado com o auxílio de um sistema óptico, que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Os resultados são os mesmos da Ritidoplastia Clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.

As cirurgias de lifting facial geralmente são realizadas com uma pequena incisão na frente da orelha e se trabalha por dentro da musculatura. Por isso, a cicatriz pós-cirurgia segue somente a linha auricular, ficando muito mais natural. Porém, também existem técnicas que deixam a cicatriz entendida (na frente e atrás no couro cabeludo), e também é muito discreta.

Pré e pós-operatório do lifting facial

Antes de fazer o procedimento, o cirurgião irá fazer exames pré-operatórios de rotina, para analisar as condições de pele e também quais possibilidades poderão ser realizadas.

Após a cirurgia é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o inchaço e os hematomas, que são comuns neste tipo de cirurgia.

É preciso fazer repouso pelos primeiros 3 dias, inclusive evitando baixar a cabeça e fazer movimentos bruscos.  

Resultados do lifting facial

Após um mês de cirurgia já é possível observar os primeiros resultados, quando os edemas já desapareceram.

Com o passar do tempo, em função do envelhecimento natural do corpo, o lifting começa a perder o seu efeito. Para prolongar sua duração é preciso evitar a exposição ao sol, variação constante de peso e o cigarro.

Desenvolvido por Apex