As olheiras são as grandes inimigas de muitas mulheres. Saiba quais os tipos de olheiras e quais procedimentos para acabar com esse problema.
As olheiras estão presentes no dia a dia de muitas pessoas. São as grandes inimigas de várias mulheres, que usam maquiagens específicas para escapar das manchas.
São inúmeros fatores que implicam em olheiras, tais como: cansaço, má alimentação, dormir pouco, estresse, ingestão excessiva de álcool, entre outros. Em alguns casos as olheiras podem ser um fator genético, mas ainda sim podem ser tratadas.
Existem quatro tipos de olheiras:
- Pigmentar
As olheiras nesse caso são de cor marrom e ocorrem como um depósito de pigmento na pele. Muito comum em pessoas de pele morena, em pessoas com tendência genética e alérgicos. O tratamento dessas olheiras pode ser feito com peelings químicos ou a laser.
- Vascular
Geralmente são avermelhadas por conta da existência de vasos sangüíneos na região ou por depósito de hemossiderina (um composto do sangue). Também podem ser azuladas ou arroxeadas, dependendo da quantidade de vasos. Pode-se tratar com luz pulsada.
- Estrutural
Ocorre por falta de tecido na região quando a pele fica muito fina e vemos o músculo por transparência ou até por formar uma sombra na goteira lacrimal deixando uma aparência de olho profundo. Muitas vezes, o envelhecimento da região palpebral acaba acentuando esse tipo de olheiras. Geralmente são tratadas com preenchimentos a base de ácido hialurônico , com o skinbooster ou com o Ulthera (para melhorar a flacidez na região). Ou até combinando as técnicas.
- Mista
É o tipo mais comum de olheiras. Geralmente existe uma combinação dos fatores acima levando às olheiras. Nesse caso uma mistura de tratamentos deverá ser utilizada. Além destes citados acima pode-se usar o Laser Fracionado de Co2 ipixel com impact fazendo infusão de medicamentos (como a vitamina C e o ácido tranexâmico).
Qual o melhor tratamento para as olheiras?
“Você consegue tratar a parte da olheira que seja o aprofundamento do sulco, com preenchimento ou até cirúrgicos usando a gordura da região do próprio paciente” – Dr. Ricardo J. Ribeiro
O mais comum no tratamento das olheiras, é o uso de tratamentos dermatológicos como uso de ácidos e luz pulsada.
O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico, feito semanal ou quinzenalmente, sendo uma média de 10 sessões para o paciente.
Para aquelas olheiras mais profundas, quando o globo ocular é mais fundo e o escurecimento da pele é natural em função disso, o tratamento mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico, que irá dar volume para a pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face.
Uma drenagem linfática bem localizada na área dos olhos e testa aumenta a microcirculação da região, eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas. Esse tratamento é mais indicado para aquelas olheiras causadas pelo estresse do dia a dia e insônia.
Existe ainda o tratamento a laser ou luz pulsada, que é indicado para pessoas com olheiras hiperpigmentadas e para as com depressões, muitas vezes causadas por alergias e genética do paciente. As ondas do laser são atraídas tanto pelo pigmento quanto pelos vasos da região, tratando assim os dois componentes que causam as olheiras. Em média, são necessárias de três a cinco sessões, com um intervalo de quatro a seis semanas entre elas.
Para todos os tratamentos indicados, é necessária a avaliação de um médico especialista para que o melhor procedimento seja aplicado.
Resultados do tratamento para olheiras
Os resultados dos tratamentos começam a aparecer logo na primeira semana. Para os tratamentos que exigem mais de uma sessão, como o peeling, por exemplo, os resultados são visíveis a partir da terceira sessão.
Para o laser e luz pulsada, é possível observar os efeitos logo após o tratamento.
Quer saber mais? Agende sua consulta e faça uma avaliação com o Dr. Ricardo J. Ribeiro 41 3342-4997 ou (41) 99174-8608