Como é a cirurgia no lóbulo da orelha de quem usou alargador?

19/02/2019 Otoplastia

cirurgia no lóbulo da orelha de quem usou alargador

A gente aposta que você não pensou que um dia iria pesquisar por “cirurgia no lóbulo da orelha” quando resolveu colocar o seu primeiro alargador. Acertamos? Mas que atire a primeira pedra quem não seguiu alguma moda na adolescência só para poder fazer parte de um grupo social. E quem foi jovem no início dos anos 2000 e 2010 pode ter sofrido a influência de uma prática de modificação corporal tão comum quanto definitiva: o uso de alargadores nos lóbulos das orelhas.

Diferentemente dos furos de piercings, que costumam fechar após um tempo sem o uso de alguma jóia, um lóbulo alargado não volta ao seu estado normal sozinho. E, muitas vezes, quando a vida adulta chega, a pessoa se vê com um lóbulo tão grande que ele se torna um problema estético e também social. Para resolver isso, surgiu um novo ramo da cirurgia plástica reparadora de orelhas: a cirurgia de reconstrução de lóbulo, ou como também vem sendo chamado, lobuloplastia.

Quem pode fazer a cirurgia no lóbulo da orelha?

Esse novo ramo da otoplastia atende homens e mulheres de todas as idades que tenham um lóbulo alargado ou rasgado, tanto pelo uso de alargadores quanto pelo uso de brincos pesados, como acontece com muitas mulheres ao longo dos anos, ou até mesmo por algum acidente. É um procedimento bastante simples e rápido, que traz resultados excelentes em pouco tempo e que deixa uma cicatriz discreta como única prova do seu passado.

Como é a cirurgia de reconstrução de lóbulo?

Como dissemos, a lobuloplastia é um procedimento super simples e pode chegar a durar somente meia hora. A duração, no entanto, vai depender de cada caso. Quanto maior a modificação causada no lóbulo, mais trabalho dará ao cirurgião para consertá-lo. De toda forma, o procedimento não exige anestesia geral nem internação do paciente.

E como é o pós-operatório de uma lobuloplastia?

Após a cirurgia, o paciente já retorna às suas atividades normais no dia seguinte. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Será preciso usar curativo nas orelhas por 1 ou 2 dias;
  • Cuidar bem da higiene do local e evitar novas lesões;
  • Para um resultado final o mais discreto possível, recomenda-se não tomar sol na cicatriz por pelo menos 6 meses;
  • Nos primeiros três meses após a cirurgia, o uso de brincos está liberado somente no caso de brincos de pressão;
  • Depois disso é possível fazer um novo furo para brincos, mas é fundamental tomar o cuidado de não furar no mesmo lugar onde foi realizada a cirurgia de reconstrução do lóbulo.

E o resultado final da cirurgia de reconstrução de lóbulo?

Os resultados já ficam visíveis nos primeiros 30 dias e os resultados definitivos, após seis meses. Tomando os devidos cuidados no pós-operatório, incluindo os cuidados com o sol por seis meses, a cicatriz vai ficar praticamente imperceptível.

Fazer cirurgia no lóbulo da orelha dói?  

Não! A cirurgia de reconstrução de lóbulo não dói. Como o procedimento é feito com anestesia local, o paciente não sente nenhuma dor ou desconforto. Mesmo assim, recomenda-se fazer alguns exames laboratoriais antes de fazer a cirurgia, para descobrir se o paciente tem alguma alergia a anestesia ou qualquer outro material cirúrgico.

Quero arrumar a minha orelha rasgada. O que fazer?

Agora você deve procurar por um cirurgião capacitado para fazer o trabalho. Os benefícios para a sua auto-estima e vida social serão enormes! Por isso, é importante o apoio de uma equipe profissional, com competência e experiência, como o time do Dr. Ricardo J. Ribeiro, que é otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial.

Desenvolvido por Apex