
Frontoplastia
A frontoplastia, conhecida popularmente como “cirurgia da testa”, refina e reintegra a área frontal de uma forma jovial e natural. Essa operação corrige sobrancelhas caídas e melhora as linhas de expressão que surgem ao longo dos anos.
Para quem a frontoplastia é indicada?
Quem busca uma aparência mais jovial e melhorar a autoestima, a frontoplastia é perfeita para resgatar o bem-estar das pessoas.
Para que isso aconteça, as expectativas com o procedimento precisam ser realistas e a decisão de se submeter à cirurgia deve ser tomada de forma pessoal, levando em conta os riscos e benefícios.
Um bom candidato à frontoplastia deve:
- estar fisicamente saudável;
- não fumar (ou parar com o hábito bem antes da cirurgia);
- saber quais resultados podem ser alcançados com o procedimento.
Como é realizada a frontoplastia?
São realizadas pequenas incisões no couro cabeludo, atrás da linha do cabelo. Através destas incisões, são descolados pele e músculos com uso de equipamentos de fibras ópticas ligadas a um monitor de vídeo. As rugas e linhas de expressão são amenizadas e as sobrancelhas são elevadas conforme a composição e equilíbrio harmônico do rosto.
Duração da frontoplastia
O procedimento leva cerca de 1 a 2 horas e pode ser realizado sob anestesia local ou geral. Geralmente, a cirurgia pode ser associada a blefaroplastia e ao lifting facial.
Como é o pós-operatório da frontoplastia?
Após a cirurgia, é comum observar inchaço e hematomas na região. O cirurgião pode recomendar a aplicação de compressas frias para aliviar o edema. Além disso, ele pode prescrever, também, analgésicos para amenizar possíveis dores.
Nas primeiras 48 horas após a realização do procedimento, o paciente deve manter repouso. Os pontos são removidos depois da cicatrização inicial das incisões, que costuma levar de 5 a 10 dias. Em seguida, as atividades cotidianas podem ser retomadas. Entretanto, a prática de atividades físicas deve ser evitada por mais tempo, de acordo com as recomendações do cirurgião.
Os cuidados com a exposição solar devem ser redobrados durante o pós-operatório para diminuir os riscos do aparecimento de manchas na testa. Ao longo da vida, prevenir-se dos raios solares e adotar um estilo de vida saudável são medidas que contribuem para a manutenção de uma aparência jovem e livre de danos.