A Rinoplastia, popularmente conhecida como cirurgia do nariz, aprimora a harmonia facial e as proporções do nariz, proporcionando também a correção da respiração inadequada causada por imperfeições.
Com a Rinoplastia, então, é possível:
- Alterar o tamanho ou formato do nariz
- Mudar a largura das narinas
- Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior
- Corrigir imperfeições de nascença ou dano nasal
Procedimento da Rinoplastia
A realização da Rinoplastia não exige que o paciente permaneça no hospital depois da operação. Ela pode ser feita com anestesia geral ou local, sendo que, com a primeira, o paciente dorme durante todo o procedimento. Já com a anestesia local, o paciente fica sedado, sendo impossível sentir dor.
Indicações da Rinoplastia
O procedimento é indicado para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia – que é a retirada de parte dos cornetos nasais, local costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A Rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos, idade em que o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído.
7 recomendações pós-operatórias da Rinoplastia
- Tenha cuidado com a região. Entre 4 e 7 dias, os splints serão retirados. Já o curativo com a placa de gesso ou plástico permanece no nariz por 7 dias.
- Nos 3 primeiros dias, evite sol, vento e friagem.
- Sempre que necessário, troque o curativo externo, seguindo as orientações do seu médico.
- Não tente tirar o curativo para ver o resultado e tenha atenção para não danificar a placa. Além disso, evite umidade.
- Esqueça o passeio à praia no período de 60 a 90 dias. Exposição leve ao sol só é permitida após o 3º dia.
- Não use óculos até receber autorização do médico.
- Tenha paciência, após 15 dias de cirurgia os hematomas visíveis desaparecem por completo. Assim, você estará preparada para exibir seu novo visual.