Tire todas as suas dúvidas sobre recuperação da rinoplastia

13/12/2018 Rinoplastia

 

recuperacao da rinoplastia curitiba ricardo j ribeiro cirurgia facial

Rinoplastia é a famosa cirurgia plástica de nariz, uma das mais procuradas em clínicas estéticas pelo Brasil afora. São diversos os motivos pelos quais alguém procura fazer uma cirurgia de nariz, assim como são diversos os procedimentos para a realização da operação. Mas os procedimentos e motivações têm uma coisa em comum: todos eles envolvem cuidados essenciais no pós operatório para uma boa recuperação da rinoplastia, que são de extrema importância para o alcance do resultado desejado.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os cuidados que se deve ter após realizar uma rinoplastia:

A importância de um bom pós-operatório:

A rinoplastia, como qualquer intervenção cirúrgica em regiões delicadas, exige cuidados bem específicos durante o pós operatório. Esses cuidados garantem que o bom trabalho realizado na mesa de cirurgia vai se converter em sucesso total depois do período de recuperação. O uso de tampões, talas e gesso no local operado, dentre outras precauções, podem ser incômodas, mas são também de extrema importância para o resultado final. Por isso, é importante ficar atento às orientações do seu médico sobre como proceder no pós-operatório e durante todo o período de recuperação da rinoplastia. Afinal, você não quer perder todo o seu investimento por causa de uma recuperação mal feita, não é mesmo?

 

O que fazer nas primeiras semanas após a cirurgia:

  • Em primeiro lugar, tome religiosamente os analgésicos recomendados pelo médico no período indicado.
  • A respiração pode ficar um pouco difícil nos primeiros dias, por causa dos tampões que podem ser utilizados nas primeiras 24 horas e também devido aos coágulos, comuns logo após a cirurgia. Por isso, geralmente é indicado o uso de descongestionantes nasais para melhorar a respiração.
  • Está proibido assoar o nariz.
  • Mantenha repouso absoluto nas duas primeiras semanas, evitando abaixar a cabeça, mesmo que por pouco tempo.
  • Durante o sono, mantenha a cabeça levantada (pelo menos na primeira semana). Esta forma de dormir evita possíveis sangramentos nasais e facilita a respiração, que fica dificultada nos primeiros dias, como já vimos. Além disso, dormir com a cabeça levantada evita o contato do nariz com o travesseiro, o que pode causar dor e incômodo nas primeiras semanas.
  • Prefira alimentos de fácil mastigação neste período, pois o rosto estará inchado e em fase de cicatrização.
  • Aplique compressas geladas para acelerar a redução dos inchaços e hematomas, mas não se assuste se essa diminuição não for rápida. Esse processo costuma ser lento mesmo. O resultado final vai compensar, acredite!
  • Não use óculos até ter a liberação do médico.
  • Utilize constantemente protetor solar e não exponha o local da cirurgia diretamente ao sol. Esse cuidado evita o aparecimento de manchas próximo ao local das cicatrizes.
  • A partir da segunda semana, o repouso pode continuar de forma mais branda.

Clique aqui e veja o vídeo onde o dr. Ricardo Jaime Ribeiro fala sobre a recuperação da rinoplastia. 

Cuidados depois da segunda semana de cirurgia:

  • Após o 15º dia o paciente pode voltar à sua rotina habitual, mas sem fazer grandes esforços físicos. Exercícios físicos e esportes leves só são indicados depois de trinta dias de recuperação. O recomendado é começar com exercícios mais leves e ir aumentando gradualmente a intensidade.
  • Os hematomas costumam permanecer no rosto por cerca de 20 dias a um mês. As cicatrizes são pequenas e discretas, geralmente em locais pouco visíveis. Você deve tratar das cicatrizes com cremes e pomadas específicas e em alguns casos excepcionais, outros tratamentos à base de corticoide podem ser solicitados, mas o índice de ocorrências desse tipo é baixo.
  • O resultado completo da cirurgia poderá ser visto a partir de seis meses após a realização do procedimento, variando de acordo com a complexidade de cada caso.

5 dicas para uma recuperação mais rápida de uma rinoplastia.

Agora você já sabe de todos os cuidados que você precisa ter para um resultado perfeito no pós-cirúrgico de uma rinoplastia. Vamos cuidar da primeira parte? Na hora da cirurgia, confie em um cirurgião otorrinolaringologista especializado em cirurgia facial. Confie na experiência do Dr. Ricardo J. Ribeiro.

Desenvolvido por Apex