Rinoplastia: estética ou funcional?

28/12/2018 Rinoplastia
cirurgia facial rinoplastia

cirurgia facial

A rinoplastia pode ser realizada por causa de questões estéticas ou ainda para resolver problemas respiratórios. Entender quais são as diferenças entre a rinoplastia estética e a rinoplastia funcional é tão importante quanto o procedimento em si. Descubra quais são as diferenças entre as rinoplastias e qual é a melhor opção para você:

Rinoplastia estética ou funcional: entenda as diferenças

Das duas maneiras, a rinoplastia busca redesenhar a estrutura do nariz. Na rinoplastia por motivos estéticos, a intenção é fazer com que o nariz tenha uma melhor harmonia com o rosto, de acordo com os gostos e padrões conversados entre paciente e cirurgião. Aqui, podemos alterar diversos aspectos da estrutura externa, como tamanho do nariz e a forma do nariz, moldando estruturas de ossos e cartilagens.

Já a rinoplastia funcional é recomendada quando a estrutura do nariz precisa ser remodelada por questões de saúde. Nesses casos, as estruturas do nariz estão prejudicando ou impedindo a respiração do paciente, bloqueando ou interrompendo os fluxos de ar. São os casos de pacientes que apresentam dificuldade para respirar, desvio de septo ou nariz mal formado. Mesmo assim, essa rinoplastia também vai afetar o visual do nariz, ou seja: a rinoplastia funcional também pode ser uma rinoplastia estética.

Em ambos os casos, é fundamental a presença de um cirurgião especializado em otorrinolaringologia para um perfeito domínio da região nasal.

Saiba mais sobre a cirurgia de desvio de septo, ou septoplastia.

E qual rinoplastia é mais indicada para o meu caso?

Essa avaliação sempre deve ser feita por um profissional capacitado. É o médico cirurgião que vai avaliar quais estruturas nasais precisam de correção estética ou funcional. Caso seja necessário fazer as duas cirurgias, tanto o procedimento funcional quanto o procedimento estético, é altamente recomendável que sejam feitas ao mesmo tempo.

Por isso, é tão importante contar com a ajuda de profissionais que se preocupem não somente com a parte estética do nariz mas principalmente com as suas funções respiratórias. Já imaginou ir ao cirurgião para fazer um procedimento estético e depois descobrir que ganhou um problema respiratório? O nariz é um órgão complexo e a alteração de suas estruturas devem ser feitas por cirurgiões totalmente qualificados.

Como ficam as cicatrizes de uma rinoplastia?

Muitas pessoas tem vontade de fazer uma rinoplastia, tanto por estética quanto por sofrer dificuldades para respirar, mas sentem medo de como a cicatriz fica depois da cirurgia. A boa notícia é que as cicatrizes nesse tipo de procedimento são raras, pois os cortes são feitos no interior do nariz.

Somente quando é necessário modificar a asa nasal, ou seja, aquela parte do nariz em que o ar entra, é que as cicatrizes podem aparecer nos sulcos entre o nariz e o rosto. Porém, a tendência é que, com o tempo, essas cicatrizes, que já são bem discretas, desapareçam completamente.

Seguir alguns cuidados também garantem uma boa recuperação de uma rinoplastia.

 

Em quanto tempo verei o resultado da rinoplastia?

Tanto na rinoplastia estética quanto na rinoplastia funcional, os resultados costumam aparecer bem rapidamente e o pós-operatório é tranquilo. O dr. Ricardo J. Ribeiro, especializado em cirurgia facial, explica neste vídeo como é o pós-operatório de uma cirurgia no nariz.

Geralmente, o paciente é liberado dentro de 24 horas e pode ficar com a sensação de nariz entupido por alguns dias. Essa sensação deve-se ao inchaço no local. Esse inchaço some dentro de alguns dias também, período em que já é possível ver os resultados. Em até dois meses, após a completa absorção dos inchaços e recuperação da região, será possível ver o resultado da rinoplastia por completo.

Desenvolvido por Apex