Você sabe como é feita uma rinoplastia? Por onde são feitas as incisões? Aqui nessa matéria, você irá aprender quais são as técnicas de rinoplastia, quais são seus benefícios e para quem são indicadas.
Rinoplastia fechada
“Na rinoplastia fechada, são feitas pequenas incisões no interior das narinas para ter acesso ao osso e à cartilagem”, explica o cirurgião fácial e otorrinolaringologista Ricardo Jaime. Este método apresenta duas variações: a clássica, em que o médico realiza a rinoplastia sem nenhum campo de visão; e a parcial, em que são feitas algumas incisões a mais no interior do nariz, trazendo as cartilagens da ponta nasal para fora das narinas, de modo a deixá-las expostas, possibilitando a visualização parcial das alterações que estão sendo feitas.
Quais são as vantagens da rinoplastia fechada?
Entre as vantagens da rinoplastia fechada, a maior de todas está no fato de que não há incisões externas: elas são feitas todas no interior do nariz. Isso quer dizer que a cirurgia não resulta em cicatrizes visíveis.
Outra vantagem citada por alguns médicos é a de que, através da rinoplastia fechada, é possível ter uma noção melhor de como o nariz ficará no final, pois ele é visto por fora durante o procedimento.
Esta abordagem também garante um menor inchaço no pós-operatório. Assim, para os especialistas que defendem esta técnica, a recuperação da rinoplastia fechada é melhor.
E quais as desvantagens?
Entre os pontos negativos da técnica, o mais relevante, segundo o cirurgião plástico Ricardo J. Ribeiro, é a limitação que o médico tem em razão da pouca visibilidade da estrutura nasal. “Esta técnica requer maior habilidade por parte do profissional, principalmente em se tratando de cirurgias com grau de complexidade elevado e com várias alterações a serem feitas”, explica.
Até mesmo na variação de visão parcial, a capacidade de visualização experimentada pelo cirurgião não garante a percepção fiel da anatomia nasal, o que pode ser um problema em modificações que requerem precisão.
Para quem é indicada?
A rinoplastia fechada é indicada principalmente para quem não quer cicatrizes visíveis e quem não tem um caso muito complexo de remodelagem do nariz.
Rinoplastia aberta
Durante o procedimento de rinoplastia aberta, o médico realiza pequenas incisões através da columela (pequena coluna) e na parte interna de cada narina. Diferentemente da rinoplastia fechada, estas incisões permitem ao médico erguer a pele do osso e cartilagem do nariz. Assim, o médico pode examinar com clareza a estrutura nasal e fazer os ajustes precisos na sua forma e sua estrutura.
Utilizando instrumentos muito pequenos, a remodelagem do nariz é feita removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido para obter a aparência desejada.
Quais são as vantagens?
A principal vantagem da rinoplastia aberta é a ampliação do campo de visão do cirurgião, que possibilita que a operação seja feita o mais precisamente possível. Ou seja, com a detecção dos exatos pontos a serem corrigidos de forma milimé
trica. Além disso, é um método vantajoso no posicionamento preciso das suturas.
“A consequência direta disso é um resultado mais consistente e previsível”, afirma o cirurgião plástico.
E as desvantagens?
Em primeiro lugar, existe o fato deste método resultar em uma cicatriz externa fruto da incisão que é necessariamente feita na columela. Mas isso, apesar de parecer ser um enorme problema, na verdade, não é. A incisão feita por um bom profissional não deixa cicatriz perceptível na maioria das pessoas.
Para quem é indicada?
A rinoplastia aberta é indicada para casos mais complexos, que exigem mais precisão durante a cirurgia.
É importante lembrar que embora alguns médicos prefiram a técnica aberta porque ela permite uma melhor avaliação do osso e da cartilagem nasais, ambos os tipos de procedimentos podem produzir resultados excelentes.
Se interessou? Marque sua consulta através do número (41) 3342-4997.